quarta-feira, 7 de outubro de 2009

# 05 Catia Alves

































































































































UM DIA PERGUNTO O TEU NOME…
Relações de identidade (e a falta dela)

Durante o tempo que demora um instante, olhamos e reconhecemos…

UM DIA PERGUNTO O TEU NOME, é um trabalho em curso assente no conceito de impenetrabilidade da superfície, das limitações do acesso ao Outro numa sociedade assente em imagens.

Quanto mais nos dispersamos, passamos para identificações rápidas através do que nos é acessível de modo imediato. Anulam-se nomes, identidades individuais e reconhecem-se identidades sociais, papéis, num processo semelhante a catalogação que ajuda a acelerar o enquadramento e atribuição de valor.

Indivíduos aparecem-nos sem fundo, em duas dimensões.

Não são apenas retratos de um indivíduo, porque isso revela-se um exercício insustentável, simples fragmentos de um Eu total. São retratos da nossa pluralidade, identidades globais dispostas em catálogo.

“Reparando bem, a vida delas é sempre igual, nunca varia, aparecem, falam, mostram-se, sorriem para os fotógrafos, estão constantemente a chegar e a partir (…)” .





Cátia Alves Santos nasce a 13 de Dezembro de 1979. Com uma forte aptidão para desenho, desde cedo se apresenta pronta a representar o que lhe capta a atenção e sente a necessidade de anotar em imagem o que o instinto revelava.
No ano de 2001 ingressa no Curso Superior de Design Industrial no IADE, onde conclui licenciatura. Ao mesmo tempo, através de uma máquina emprestada, começa a ser invadida por fotografia.
Em 2005, gradualmente, inicia uma série de formações complementares de Graphic Design.
Em 2007 segue a paixão e inicia estudos na Ar.co onde frequenta actualmente o 3º nível de fotografia.

Sem comentários: